Uma pessoa motivada faz mais do que a obrigação...
- Marcos Vinicius Pineda
- 17 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

“Uma pessoa motivada faz algo decisivo: ela procura excelência. A expressão latina excellens significa “aquilo que ultrapassa”, “aquilo que vai além”. Uma pessoa excelente é aquela que faz mais do que a obrigação!
Curiosamente, essa expressão às vezes parece soar de maneira incorreta, sob o ponto de vista da lei, dizer que alguém faz mais do que a obrigação daria margem a pensar que trabalha sem receber ou fora das normas. Não é isso.
Quem está motivado faz mais do que a obrigação, isto é, tem a obrigação como ponto de partida e não de chegada.
Nós gostamos de um garçom quando ele faz mais do que a obrigação. Qual a obrigação de um garçom? Anotar os pedidos, trazer a comida etc. Mas por que se aprecia um bom garçom? Porque ele não faz só isso. Ele se antecipa à sua necessidade, sugere o lugar mais agradável, fica disponível sem se intrometer.
Por que se aprecia algum médico? Porque ele faz mais do que a obrigação.
A tarefa do médico é consultar, fazer a prescrição. Mas, quando ele se interessa por você, quando não o olha apenas como uma doença em alguém, mas como alguém com uma doença, isto é, olha a sua inteireza como pessoa, faz mais do que a obrigação.
Quantos professores e professoras que admiramos na vida faziam mais do que a obrigação? Aquela professora de história, cujo dever era nos ensinar um pouco sobre o mundo greco-romano da Antiguidade, mas nos envolvia de tal modo com o tema que íamos sexta-feira de manhã animados para a escola, ansiosos pela aula. Ela nos encantava com o conhecimento.
Por isso, um conceito-chave nessa percepção é: quem tem um motivo que o impulsione consegue atingir a excelência.”
(Trecho retirado do Livro: Por Que Fazemos O Que Fazemos – Mario Sérgio Cortella)
Comments