Erros que deram certo. Transforme a adversidade em vantagem!
- Marcos Vinicius Pineda
- 22 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

"Mistakes That Worked [Erros que Deram Certo], de Charlote Foltz Jones.
No livro, Jones escreve: Chame de acidentes. Chame de erros. Até mesmo acaso.
Se soubéssemos a verdade, ficaríamos maravilhados com o número de grandes invenções e descobertas acidentais, não planejadas e não intencionais.
Os inventores mencionados neste livro não eram apenas inteligentes, mas também estavam atentos. É fácil falhar e então abandonar toda a ideia. É mais difícil falhar, e então reconhecer outra utilidade para a falha...
Os inventores e descobridores mencionados neste livro deveriam ensinar a todos nós a lição bem colocada por Bertolt Brecht em 1920: “Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente”.
Uma das histórias favoritas de John no livro é sobre o farmacêutico John Pemberton de Atlanta, Geórgia. Em 1886, o farmacêutico queria desenvolver um novo remédio para clientes em potencial. Ele já tinha inventado “French Wine Coca - O Tônico Ideal para os Nervos, Restaurador da Saúde e Estimulante”, o “Elixir de Limão e Laranja” e a tinta para cabelos “Dr. Pemberton’s Indian Queen Magic Hair Dy e”. Dessa vez ele havia criado um novo medicamento para aliviar o cansaço, acalmar os nervos e aliviar as dores de cabeça.
Pemberton estava feliz com seu produto, um xarope misturado com água e servido gelado. Então ocorreu um feliz acidente. O seu assistente misturou a fórmula com água carbonatada. A bebida foi transformada. Pemberton não ficou muito orgulhoso em admitir que sua visão original para a bebida era inferior à criação do seu assistente, e como resultado ele decidiu não vender como remédio, mas em vez disso vendeu como bebida comum. Deu a ela o nome Coca-Cola. Hoje, a Coca-Cola é a bebida não alcoólica mais popular do mundo.
Certa vez perguntaram ao novelista Mark Twain o nome do maior inventor. Ele respondeu: “Acidentes”. Sua reposta foi inteligente, e revela uma grande verdade. Quando somos humildes, estamos abertos a enxergar os nossos erros como possibilidades para inovação e sucesso.
O sucesso e a fama nem sempre acontecem às pessoas mais talentosas. Algumas vezes eles chegam às pessoas que podem transformar a adversidade em vantagem."
(Trecho retirado do Livro As vezes você ganha as vezes você aprende - John Maxwell).
Comments