top of page

"Existem algumas coisas mais importantes do que vencer”. (John Wooden)

  • Marcos Vinicius Pineda
  • 14 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

“John Wooden. O ex-técnico da liga de basquete UCLA é uma lenda. Ele ganhou todos os prêmios e reconhecimentos em sua profissão. Ele foi a primeira pessoa indicada para o Hall da Fama do basquete tanto como jogador quanto como técnico.

Wooden era muito talentoso — tão talentoso, na verdade, que corria o risco de ser orgulhoso e incapaz de receber ensino. Crescendo, ele sempre foi o melhor jogador do seu time, e levou seu time do Ensino Médio a três campeonatos estaduais. Mas ele foi feliz ao aprender logo cedo uma lição que o ajudou a desenvolver o espírito de humildade. Wooden explicou:

Eu havia esquecido meu uniforme e não queria correr mais de um quilômetro até a nossa fazenda para buscá-lo antes do jogo de basquete da tarde. Além do mais, eu era o melhor jogador do time — eu tinha certeza de que o treinador nunca me deixaria no banco. Eu estava errado.

Quando ficou claro que eu não poderia jogar sem o uniforme, tentei convencer um colega de time a buscá-lo para mim. Afinal, eu era a estrela, certo? Por que não pedir um favor ou dois para um dos esquenta banco?

Não admira que com aquela atitude o jogo teve início sem mim.

Quando tentei argumentar com o treinador, pedindo que ele me deixasse jogar, pois estava claro que seríamos derrotados com essa nova formação do time, ele simplesmente disse: “Johnny, existem algumas coisas mais importantes do que vencer”.

Algumas coisas são mais importantes do que vencer? Não são muitos os treinadores que poderiam convencer um garoto de 13 anos a acreditar nisso. Mas enquanto estava miseravelmente sentado no banco do reservas, assistindo ao meu time perder, percebi que talvez o treinador Warriner estivesse certo. Talvez eu realmente precisasse levar um ou dois sustos. À medida que fui crescendo, guardei essa experiência e acabei valorizando o seu significado. As lições de vida sobre responsabilidade e humildade que eu precisava aprender deixaram uma marca na coluna de perdas do livro de registro do time da escola. E no início do segundo tempo, o treinador me deixou jogar.

Mesmo sendo um menino de 13 anos, Wooden possuía todas as qualidades que Kirk Hanson descreve nos líderes arrogantes. Ele pensou que era melhor do que os outros, que não tinha que jogar sob as mesmas regras que seus companheiros, que o time não jogaria sem ele, que ele era o time. Felizmente, ele possuía um treinador que acreditava existirem coisas mais importantes do que vencer, tal como aprender. E felizmente para Wooden, ele aprendeu a lição logo cedo.” (Trecho retirado do Livro Às Vezes você ganha. Às vezes você aprende).

Ken Blanchard diz:

“Humildade não significa que você pensa menos sobre si mesmo.

Significa que você pensa menos em si mesmo”.

Comentarios


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page